Saiba como esta ferramenta pode ser o diferencial competitivo no ambiente digital.
Conquiste clientes e posicione sua marca: veja, no artigo, os principais benefícios de investir nesta poderosa ferramenta.
Cada vez mais empresas vêm aderindo ao marketing digital. Isto porque essa ferramenta pode ser o diferencial competitivo na rede. Entender como se dão as melhores estratégias neste sentido pode aumentar as vendas, criar melhor relação com os clientes e, ainda, posicionar a marca digitalmente.
Para compreender mais sobre a importância do assunto, a Dra. Digital, referência neste segmento que vem crescendo a cada dia, traz como utilizar do marketing digital a favor do seu negócio, com dicas valiosas para se destacar na rede.
Definindo o público
A segmentação do público-alvo é o ponto de partida dessa estratégia que pode ser o diferencial da sua marca na web. Desta forma, é preciso criar o que conhecemos no marketing digital como persona: o perfil de quem chegará até os conteúdos que você disponibilizará através de materiais como fotos, vídeos, artigos, entre outros.
Atentar-se a esta etapa é o que diferencia estratégias eficientes de uma estagnação de conversões. Ou seja: identificar a quem o seu negócio deseja atingir é o primeiro passo para utilizar das inúmeras ferramentas que o marketing digital disponibiliza para quem quer ter presença nas redes.
Trazendo o marketing digital para a empresa
Após saber quem será sua persona, define-se quais estratégias estarão integradas nas ações de marketing digital. Aqui é preciso de expertise e conhecimento do assunto, para produzir os melhores resultados possíveis. Há algumas formas de criar campanhas de marketing digital e entre as principais estão:
- Profissional/departamento: mais comum em empresas de médio ou grande porte, possibilita ótimos resultados através de alguém dentro do negócio designado para a função e que tenha experiência e/ou formação em marketing;
- Agências : ideal para empreendimentos de menor porte ou que buscam a contundência de empresas especialistas no assunto. Negócios como a Dra. Digital podem ser o diferencial no marketing digital para criar campanhas e aproveitar a experiência de quem atua especificamente neste setor.
- Social media : mais voltado às redes sociais, este profissional/departamento/empresa terceirizada também pode ser utilizado a favor do seu negócio.
Mensurando dados
Outro fator importante que mostra que o marketing digital é indispensável no mundo atual é a capacidade que essa estratégia tem de mensurar dados. Através dele é possível extrair informações valiosas como o Retorno Sobre Investimento (ROI), que mostra quais campanhas e ferramentas geram mais vendas.
Também é possível mensurar o público que acessa o seu site ou plataforma, através da análise de gráficos e tráfego, como disponibilizados pelo Google Analytics. E, para comprovar a eficácia do marketing digital (e ele realmente pode te surpreender), métricas como Custo de Aquisição por Cliente (CAC), mostram quanto precisou ser investido para ‘gerar’ cada cliente no ambiente digital.
Inúmeras vantagens
O marketing digital ainda traz inúmeras vantagens para o seu negócio: ao utilizar dessa estratégia é possível entender qual é a relação do público com seu produto/serviço através dos comentários – seja em redes sociais ou por formulários de contato – e, ainda, gerar uma publicidade ‘gratuita’ ao fazer com que os próprios internautas compartilhem o que você tem a oferecer.
Por fim, os dados nos ajudam a entender como essa estratégia joga a favor do seu negócio: 70% das empresas não buscam profissionais qualificados, trazendo uma concorrência branda caso você invista em profissionais de qualidade; e, em contrapartida, quase 93% das empresas já se fazem presentes nas redes sociais, mostrando a importância de adotar medidas de marketing digital para não ficar atrás da concorrência.